Notícias e Novidades, Saúde em Foco

TESTES DE COVID-19: ENTENDA A DIFERENÇA

publicado em 14 de Abril de 2021

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O vírus foi descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico no laboratório pode ser realizado tanto por testes de biologia molecular, sorologia ou testes rápidos. Confira as diferenças entre eles:

• Biologia molecular (PCR): Permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus SARS-CoV-2 em amostras de secreção respiratória, swab (cotonete) nasal, por meio das metodologias de RT-PCR em tempo real (RT-qPCR). É o exame “padrão ouro” para a identificação do vírus e a modalidade exigida para apresentar antes do embarque em viagens internacionais. Em indivíduos sintomáticos deve-se realizar a coleta, preferencialmente, até o o 8º dia de sintomas.

• Sorologia: Detecta e quantifica os anticorpos IgM, IgA e/ou IgG produzidos pela resposta imunológica do indivíduo que já entrou em contato com o vírus,  podendo diagnosticar doença ativa ou passada. A coleta é feita no sangue e  recomendada a partir do 10º dia de sintomas ou contato com indivíduo contaminado, visto que o organismo necessita de alguns dias para a produção de anticorpos contra o vírus. Há dosagens de IgG isolado, IgG e IgM, IgG e IgA e também de Anticorpos totais, sem separação dos anticorpos dosados (IgA + IgG + IgM). Estamos prontos para orientá-lo sobre cada exame!

• Testes rápidos: A vantagem dos testes rápidos é a agilidade na liberação do resultado e custo mais baixo. Estão disponíveis dois tipos de testes rápidos, o de antígeno e o de anticorpos.

→  Teste rápido de antígeno: detecta proteína do vírus em amostras coletadas de nasofaringe (teste do cotonete), devendo ser realizado na infecção ativa, ou seja, do 3° ao 7º dia de sintomas (fase aguda);

→  Teste rápido de anticorpos: detecta IgM e IgG , porém sem quantificá-los (o que difere da sorologia, que os quantifica) em amostras de sangue, indicado a partir do 10º dia de sintomas.

Sintomas de COVID-19

A infecção pelo SARS-CoV-2 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves (tosse, dor de garganta, coriza, diarreia, febre, cefaleia, entre outros), até quadros moderados (febre e tosse persistentes, prostração, entre outros), graves (síndrome gripal com desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95%, lesões variadas) e críticos (sepse, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos). Se você apresenta sintomas característicos ou entrou em contato com alguém contaminado, procure imediatamente seu médico e laboratório de confiança.

O LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ realiza todos os testes para diagnosticar Covid com liberação rápida de resultados e preço justo.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estaremos prontos para atendê-lo!

 

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca